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AutorPINNA, Daniel Monteiro de Souza
TítuloAnimadas personagens brasileiras: a linguagem visual das personagens do cinema de animação
OrientadorLuiz Antonio Luzio Coelho
UniversidadePontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Departamento de Artes e Design, Rio de Janeiro
Instituição/ProgramaMestrado em Artes
Abragência do estudo1993-2004
GrauMestrado
Data de entrega2006
Data de defesa31.08.2006
Descrição físicav.1; 178 f.
DisponibilidadeBiblioteca Central PUCRJ
Fontecapes.gov.br / pucrj.br
ResumoO presente estudo analisa os aspectos comnicativos da visualidade de personagens de curta-metragem de animação contemporâneos brasileiros, empregando recursos oferecidos pela Semiologia. O cinema de animação é uma arte que tomou contornos na virada do século XX. Junto à indústria cultural, consolidou inúmeras personagens na memória dos espectadores em todo mundo. Contudo, os altos custos de produção das obras animadas obrigam muitos artistas a realizar seus filmes independentes no formato de curtas-metragens. Devido à brevidade dos filmes, esses criadores empregam repetidamente tipos e caricaturas como personagens principais, apresentando-os sob a forma de signos de fácil reconhecimento pela maioria dos espectadores. Esta pesquisa parte da hipótese de que a visualidade das personagens de obras cinematográficas de animação breves é um sistema projetado (intencionalmente ou não) para transmitir ao espectador mensagens de compreensão praticamente imediata a respeito da narrativa apresentada e dos conceitos personificados pelas personagens no curto intervalo de tempo em que elas estão em cena. Com base no levantamento de sessenta principais personagens apresentadas nos filmes brasileiros premiados no Festival Anima Mundi em suas doze primeiras edições (1993-2004), esta dissertação investigou os estereótipos existentes nas produções recentes do cinema de animação brasileiro. Em seguida, buscou delinear maneiras com que os elementos visuais que os constituem atuam no processo de significação das personagens animadas, articulando-se enquanto uma linguagem visual específica. Para realizar tal investigação, os procedimentos metodológicos adotados tomaram por fundamento os estudos de Semiologia de Roland Barthes e o conceito de atributos das personagens desenvolvidos por Vladimir Propp.
ObservaçãoTambém aparece com dois volumes e 452 p. A parte sobre cinema brasileiro está no segundo volume.
Acesso eletrônicoONLINE - http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0410891_06_pretextual.pdf




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