Autor | GUIMARÃES, Gustavo Coura |
Título | A palavra filmada: a representação da diversidade cultural do Brasil no cinema |
Orientador | Marcius Soares Freire |
Universidade | Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Artes, Campinas
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Grau | Doutorado |
Data de entrega | 2016 |
Data de defesa | 18.01.2017 |
Descrição física | v.1; 350 f. |
Disponibilidade | Biblioteca Central Unicamp |
Fonte | crbc.thesaurus.ehess; repositorio.unicamp.br |
Resumo | Esta pesquisa propõe uma análise do conjunto de documentários de longa-metragem realizados pelo cineasta brasileiro Eduardo Coutinho. Nosso objetivo é entender a forma com que o cineasta se apropria do conceito de "documentário", adaptando-o a cada "dispositivo" colocado em prática em seus filmes. Notaremos que a "ficção" e o "documentário" não são dois conceitos paradoxais em seu cinema. Pelo contrário, esses conceitos possuem uma relação de proximidade bastante peculiar em seus documentários. Durante as nossas análises, iremos situar os "personagens" que proferem seus discursos ao longo dos filmes em "espaços de comunicação" precisos, segundo a semio-pragmática proposta por Roger Odin. Esperamos assim poder determinar quais são as questões históricas e culturais que se encontram na base dos seus discursos. A hipótese que pretendemos verificar ao longo da nossa pesquisa se concentra sobre a possibilidade de que as palavras e gestos que integram os documentários d¿Eduardo Coutinho constituam uma noção de identidade que ultrapassa todo tipo de estereótipo midiático. |
Observação | Defendida em co-tutela com a Université de Paris-Sorbonne Paris III sob a direção de Laurent Véray. |
Acesso eletrônico | ONLINE - http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/332147
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