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AutorFELIX, José Carlos
TítuloCaos controlado: a tensão entre controle técnico e liberdade criativa em Mistérios e paixões e Cidade de Deus
OrientadorFábio Akcelrud Durão
UniversidadeUniversidade Estadual de Campinas - Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Teoria e História Literária
GrauMestrado
Data de entrega2013
Data de defesa14.03.2013
Descrição físicav.1; 291 f.; Ilustrado.
DisponibilidadeBiblioteca Central Unicamp
Fonterepositorio.unicamp.br
ResumoExpressão mais sintomática do sistema capitalista, a indústria cultural opera em uma lógica que incorpora e harmoniza expressões estéticas antagônicas, emulando uma tensão dialética análoga às obras de arte. O cinema, dada sua natureza industrial, desponta como uma das esferas da indústria cultural a atingir o mais alto grau de sofisticação e controle técnico, firmando padrões estético-narrativos rígidos seguidos não apenas por filmes convencionalmente chamados de comerciais, mas também por aqueles circunscritos ao circuito alternativo e independente. [...] O quarto capítulo investiga como a tensão entre controle técnico e liberdade criativa engendra em Cidade de Deus uma nova forma de realismo fílmico contemporâneo em que estéticas e procedimentos cinematográficos historicamente revolucionários são absorvidos pela maquinaria do cinema dominante. Essa tese é discutida a partir de uma leitura cerrada de algumas cenas do filme que evidenciam a fabricação de uma espontaneidade programada, na qual a cinematografia clássica é utilizada para recompor um imaginário da favela com ecos do sertão do Cinema Novo. A discussão assinala ainda como, em sua estruturação narrativa e estilística, Cidade de Deus acomoda uma representação vanguardista da criminalidade e violência juntamente com uma estética padrão de cinema e televisão, apagando qualquer traço de tensão histórica entre ambas.[...].
Observação20 páginas numeradas em romano.
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar




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