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ID_TE20181218085926
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AutorMORAIS, Kely Cristina Silva de
TítuloA memória do cinema mudo brasileiro na coleção Jurandir Noronha
OrientadorVera Lúcia Doyle Louzada de Mattos Dodebei
UniversidadeUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Memória Social
Abragência do estudo1898-1933
GrauMestrado
Data de entrega2006
Data de defesa29.08.2006
Descrição físicav.1; 109 f.
DisponibilidadeBiblioteca Central Unirio
Fontecapes.gov.br; unirio.br
ResumoConstrói um percurso de leitura para a coleção Jurandyr Noronha (JN), enfatizando os momentos mais significativos da produção cinematográfica brasleira no período silencioso, tendo em vista identificar e compreender as lacunas informacionais sobre o cinema mudo brasileiro entre 1898 e 1933. A amostra objeto desta pesquisa contou com dez fotografias, sendo nove dos seguintes filmes: João da Mata (1923) de Amilar Alves; Aitaré da praia (1925) de Gentil Roiz; O Guarany (1926) de Vittorio Capellaro; Acabaram-se os otários (1929) de Luiz de Barros; Limite (1930) de Mário Peixoto; Vício e beleza (1926) de Antonio Tibiriça; Tesouro perdido (1927) de Humberto Mauro; Barro humano (1928) de Adhemar Gonzaga e Sangue mineiro (1929) de Humberto Mauro. A décima fotografia é de Alfonso Segreto, que foi responsável pela filmagem na Baía da Guanabara, em 1903, considerada como o primeiro filme genuinamente brasileiro (sem registro ou fragmento). Os depoimentos colhidos em entrevista com o colecionador JN iluminam todo o discurso que foi organizado em três focos temáticos: Memória e lugares da memória, Cinema e iconografia e Narrativa e colecionismo. Tem-se como conclusão da pesquisa que no caso da cinematografia lida na coleção JN, a memória não surge a partir de datas, de caminhos marcados, mas a memória é feita de pedaços da experiência, de comparações, de devaneios. Assim aconteceu com esta construção da memória do cinema mudo brasileiro.




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