logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20181217042322
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorSOUSA E SILVA, Alexsandro de
TítuloA filmografia de Miguel Littin entre o exílio e a clandestinidade (1973-1990)
OrientadorMaria Helena Rolim Capelato
UniversidadeUniversidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em História Social
GrauMestrado
Data de entrega2015
Data de defesa19.08.2015
Descrição físicav.1; 284 f.
DisponibilidadeBiblioteca FFLCH
Fonteteses.usp.br
ResumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar as representações políticas sobre o Chile na obra fílmica do cineasta Miguel Littín realizada em seu exílio político, entre 1973 e 1990. Engajado politicamente, o diretor produziu filmes no Chile e, devido à sua identificação com o governo de Salvador Allende (1970-1973), foi obrigado a exilar-se após o golpe de Estado, ocorrido em 1973. Em sua trajetória no exílio, Miguel Littín transitou por diversos países europeus e americanos dirigindo películas, participando de debates e construindo redes de solidariedades. Procuramos mostrar que essa forma de resistência a partir do exílio foi permeada por diversas tensões e divergências entre estrangeiros e exilados chilenos. Dentre as obras selecionadas para a pesquisa, analisaremos de forma privilegiada Actas de Marusia e Acta general de Chile, porque abordam a realidade chilena. A primeira foi produzida no México em 1975 e retrata um massacre de trabalhadores do salitre ocorrido no norte do Chile, no início do século XX. A segunda constitui uma série de documentários exibida pela Televisión Española em 1986 e exibe a luta social contra a ditadura de Augusto Pinochet. Procuraremos mostrar que a filmografia de Miguel Littín e sua atuação no exterior contribuem para a compreensão das lutas contra a ditadura chilena a partir de um novo ângulo, o audiovisual.
Acesso eletrônicoONLINE - http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-13112015-155507/pt-br.php




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)