Resumo | Esta dissertação, com o título Animação Espontânea, procura definir o processo de criação de uma animação cinematográfica dentro de sua natureza espontânea e intuitiva, associando-o a faculdades inatas do ser humano, nem sempre decorrentes de deduções racionais. [...] As técnicas e processos atualmente utilizadas na animação são a seguir descritas e classificadas segundo fontes bibliográficas, e através deles é analisada a adequação de dois métodos básicos e fundamentais para se iniciar uma animação: a animação contínua ou o uso de posições-chave, cada um dos métodos mais relacionado a processos intuitivos ou racionais. A partir destes fundamentos, procura-se a seguir definir o tema "Animação Espontâena", com a ajuda de relatos biográficos de três grandes artistas da animação: o animador escocês radicado no Canadá Norman MacLaren (1914-1987), o artista plástico brasileiro Fernando Diniz (1918-1999), do Museu de Imagens do Inconsciente, e o animador e escultor neo-zelandês Len Lye (1901-1980). O último capítulo relaciona a animação espontãena com a didática da animação, relatando quatro bem sucedidas iniciativas que apresentam os processos da animação a leigos e iniciantes. [...] |