logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20181108053645
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorZACHARIAS, Pamela
Título(Des)encontros em um lugar qualquer
OrientadorAntonio Carlos Rodrigues de Amorim
UniversidadeUniversidade Estadual de Campinas - Faculdade de Educação, Campinas
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Educação
GrauDoutorado
Data de entrega2017
Data de defesa23.02.2017
Descrição físicav.1; 132 f.; ilustrado.
DisponibilidadeBiblioteca Central Unicamp
Fonterepositorio.unicamp.br
ResumoA presente tese tem como objetivo pensar a obra da cineasta Sofia Coppola a partir dos conceitos sobre cinema desenvolvidos pelo filósofo Gilles Deleuze. As personagens do cinema de Sofia Coppola, em especial as de Encontros e desencontros, Maria Antonieta, e Um lugar qualquer, três filmes analisados nessa tese, possuem similaridades com a personagem-vidente, da qual Deleuze trata ao falar da imagem-tempo, à medida em que rompem com o encadeamento sensório-motor. As personagens desses três longas representam um modelo de sucesso, beleza e consumo na sociedade na qual estão inseridas. No entanto, elas não parecem estar satisfeitas com sua posição, pelo contrário, vivem melancólicas e deslocadas em suas vidas, como se não quisessem preencher o papel ao qual foram designadas. Dessa maneira, o cinema de Sofia Coppola apresenta um questionamento dos modelos propagados por um cinema que reproduz padrões e clichês, corroborando para manutenção de círculos fechados que aprisionam. Suas personagens, ao não se adequarem a esses círculos nem aos esquemas sensório-motores que os mantêm, são atravessadas por encontros intensivos que dão a ver virtualidades, fazendo emergir uma nova imagem que cristaliza sensações. [...]
Acesso eletrônicoONLINE - http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/322179




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)