Resumo | Esse trabalho busca refletir sobre o que se convencionou chamar de identidade amazônica no Pará, através da produção cultural local recente. O estudo objetiva evidenciar a dimensão social e agonística dos múltiplos discursos elaborados no processo de constituição da idéia de região amazônica. A análise dos filmes - "Chama Verequete" (2002) de Luiz Aranaldo Campos e Rogério Parreira, "Açai com Jabá" (2202), de Alan Rodrigues, Marcos Daibes e Waleriano Duarte e "Dezembro" (2003), de Fernando Segtowick - constatou que suas narrativas, além de estabelecerem relações com o discurso hegemônico, que identifica a cultura cabocla como a mais representativa do Estado e da região, também refletem as tensões entre o local e as práticas globalizadas contemporâneas. Para pensar a cultura como expressão de disputas por poder nos utilizamos das contribuições de autores como Michel Foucault, Mikhail Bakhtin, H. Bhabha, Renato Ortiz, João de Jesus Paes Loureiro, entre outros. |