logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20181103110121
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorLIMEIRA, Miriam Silvestre
TítuloAs representações do caipira nos filmes de Amácio Mazzaropi
OrientadorElizabeth Cancelli
UniversidadeUniversidade de Brasília - Departamento de História, Brasília
GrauMestrado
Data de entrega2004
Data de defesa01.10.2004
Descrição físicav.1; 159 f.
DisponibilidadeBiblioteca Central UnB
Fonteunb.br / capes.gov.br
ResumoRepresentações do caipira em filmes de Amácio Mazzaropi (1913-1981) foram objeto de estudo para esta dissertação. Consideramos que em seus trabalhos para o cinema, a personagem do caipira, foi interpretada por Mazzaropi não se restringiu ao estereótipo do Jeca Tatu, consagrado pelo escritor Monteiro Lobato nos contos "Velha praga", "Urupês" (ambos pubicados pela primeira vez em 1914) ou "Jeca Tatuzinho" (1919). Analisar a imagem do caipira na filmografia do artista apenas sob a perspectiva de sua apropriação de representação solidificada por Lobato seria reduzir a riqueza de referências sobre o homem do campo presente nos filmes de Mazzaropi. O quadro de referências estender-se-ia às representações construídas em relatos de viajantes (Auguste de Saint-Hilaire e Augusto Emílio Zaluar), pinturas de artistas brasileiros do século XIX (José Ferraz de Almeida Júnior) e obras da literatura brasileira (Bernardo Guimarães, Visconde de Taunay, Martins Pena, Artur Azevedo, Cornélio Pires, além de Monteiro Lobato), compondo na personagem interpretada por Mazzaropi uma espécie de síntese audiovisual que registrou estas diferentes perspectivas. A filmografia de Mazzaropi foi estudada não apenas pelas formas como apresentou na tela de cinema a personagem do caipira, mas por ter sido ele um dos maiores sucessos do cinema nacional ao longo de quase três décadas. Foram analisados para a pesquisa os seguintes filmes estrelados por Mazzaropi: Candinho (1953), Chico Fumaça (1958), Jeca Tatu (1959), As aventuras de Pedro Malazarte (1960) e Tristeza do Jeca (1961). Presença marcante do cinema como artista, diretor e empresário, construiu uma carreira alicerçada numa das mais populares personagens da cultura brasileira: o caipira.




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)