logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20181025075227
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorNASCIMENTO, Alberto Freire
TítuloAs representações do sertão no cinema da retomada
OrientadorLindinalva Silva Oliveira Rubim
UniversidadeUniversidade Federal da Bahia - Faculdade de Comunicação, Salvador
Abragência do estudo1996-2000
GrauMestrado
Data de entrega2004
Data de defesa12.02.2004
Descrição físicav.1; 102 f.
DisponibilidadeBiblioteca Central UFBa
Fonteposcom.ufba.br / capes.gov.br
ResumoA expressão Cinema da retomada refere-se ao contemporâneo ciclo do cinema brasileiro, surgido nos anos 90. A retomada apresenta uma característica particular que é a reinserção do sertão nordestino como palco dramático das narrativas. É um retorno do cinema ao sertão através da diversidade de temas e representações da cultura nordestina. O presente trabalho tem por objetivo analisar esses filmes, sem a pretensão de cobrir todas as obras do ciclo, mas refletir sobre as representações do sertão nas obras escolhidas, num recorte temporal que vai de 1996 até o ano 2000. Os filmes foram selecionados com a intenção de apreender as representações sertanejas do passado, e também do presente nas narrativas dramáticas sobre o indivíduo no contemporâneo. As análises referem-se aos seguintes filmes: Corisco e Dadá (Rosemberg Cariry, 1996), O Cangaceiro (Aníbal Massaini, 1997), Baile perfumado (Paulo Caldas e Lírio Ferreira, 1997), Central do Brasil (Walter Salles, 1998) e Eu tu eles (Andrucha Waddington, 2000).




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)