Resumo | A expressão Cinema da retomada refere-se ao contemporâneo ciclo do cinema brasileiro, surgido nos anos 90. A retomada apresenta uma característica particular que é a reinserção do sertão nordestino como palco dramático das narrativas. É um retorno do cinema ao sertão através da diversidade de temas e representações da cultura nordestina. O presente trabalho tem por objetivo analisar esses filmes, sem a pretensão de cobrir todas as obras do ciclo, mas refletir sobre as representações do sertão nas obras escolhidas, num recorte temporal que vai de 1996 até o ano 2000. Os filmes foram selecionados com a intenção de apreender as representações sertanejas do passado, e também do presente nas narrativas dramáticas sobre o indivíduo no contemporâneo. As análises referem-se aos seguintes filmes: Corisco e Dadá (Rosemberg Cariry, 1996), O Cangaceiro (Aníbal Massaini, 1997), Baile perfumado (Paulo Caldas e Lírio Ferreira, 1997), Central do Brasil (Walter Salles, 1998) e Eu tu eles (Andrucha Waddington, 2000). |