Resumo | O ensino de cinema, históricos e características, nas instituições de ensino superior brasileiras, com foco nas experiências da USP, UFF e FAAP. Este trabalho apresenta um giro pelo ensino de cinema no Brasil, desde 1920 até a atualidade, como se deu a sua relação com os ciclos e movimentos do cinema brasileiro, concentrando-se em três instituições de ensino superior que mantiveram com mais regularidade esta educação: a Universidade de São Paulo, a Universidade Federal Fluminense e a Fundação Armando Álvares Penteado. Inicia pelas primeiras escolas de atores na década de 1920, a primeira escola do mundo, a GIK, na URSS, as reflexões sobre cinema via cineclubes, os cursos livres e as primeiras experiências nas universidades. A influência sobre o Brasil do ensino de cinema nas principais escolas da França e da Itália, seus movimentos e o cinema de autor. A necessidade de políticas públicas que valorizem o ensino de cinema e audiovisual nas escolas de ensino fundamental e médio, com estratégias de investimento e atualização de pessoal, técnicas e tecnológicas nas instituições de ensino superior públicas para melhor qualificação e consolidação do cinema brasileiro. |