logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20181020091943
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorSANTOS, Joe Marçal Gonçalves dos
TítuloCentral do Brasil: busca, fuga, inversão e encontro. A expressividade simbólico-teológica do filme a partir de uma troca de olhar entre cinema e teologia
OrientadorEnio Ronald Mueller
UniversidadeEscola Superior de Teologia, São Leopoldo
Instituição/ProgramaInstituto Ecumênico de Pós-Graduação
GrauMestrado
Data de entrega2002
Data de defesa22.02.2002
Descrição físicav.1; 238 f.
DisponibilidadeBiblioteca EST
Fontecapes.gov.br; catalogo.est.edu.br
ResumoUma análise do filme Central do Brasil, de Walter Salles, 1998, numa perspectiva de interpretação teológica. No primeiro capítulo é apresentado o referencial teórico da teologia da cultura de Paul Tilich, que sustenta a abordagem do filme com uma concepção de cultura e religião a partir do fenômeno do significado como realização do espírito humano. O cinema, a partir daí, é visto como suporte cultural para dar expressão a uma significatividade teológica por meio da linguagem simbólica. Esta primeira parte encerra dispondo de categorias de análise e classificação do filme. O segundo capítulo caracteriza a linguagem simbólica do cinema e o alcance de sua expressividade na situação cultural em que surge, vindo ao encontro de uma necessária sensibilização do olhar teológico à forma fílmica, no qual tange seu caráter simbólico. Finalmente, a análise do filme: parte de uma descrição do filme, avança procurando caracterizar seu estilo expressivo, o desenvolvimento narrativo, e, então, concentra-se em determinadas cenas e imagens, sobre as quais a interpretação teológica se detém. Por sua vez, a significação teológica que Central do Brasil articula não é de uma evidência imediata, devido a seu marcado realismo e sua opção em tematizar questões práticas. Contudo, o tratamento simbólico opera uma espécie de "transfiguração" da cotidianidade que representa, ressignificando-a com uma aguçada sensibilidade teológica.
ObservaçãoTambém aparece com 117 p.




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)