logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20181015063918
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorD´ALMEIDA, Alfredo Dias
TítuloCaravana Farkas (1968-1970): a cultura popular (re)interpretada pelo filme documentário
OrientadorJoseph M. Luyten
UniversidadeUniversidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo
Instituição/ProgramaFaculdade de Comunicação
Abragência do estudo1968-1970
GrauMestrado
Data de entrega2003
Data de defesa12.09.2003
Descrição físicav.1; 159 f.
DisponibilidadeBiblioteca UMESP; Biblioteca Museu Segall
Fontetede.metodista.br
ResumoEste trabalho busca identificar a maneira pela qual a cultura popular é (re)interpretada nos meios de comunicação de massa, a partir da análise dos filmes documentários produzidos pela Caravana Farkas, um projeto pioneiro de documentação de manifestações de cultura popular brasileira, realizado entre 1968 e 1970 no Nordeste. [...] O tema básico que perpassa os filmes é o da cultura de uma classe outra, que está no passado e não tem lugar no aqui e agora da modernidade. A alteridade e a representação do outro estão traspassadas pelas diferenças de classe, e o caráter de resistência cultural e política das manifestações de cultura popular, na visão dos cineastas, se perde na aparência de um mundo cujo destino já está traçado: é a extinção. Os filmes documentários, por outro lado, servem de lugar de confronto das diferentes culturas e de diálogo entre elas, gerando novos e múltiplos significados que independem da vontade dos cineastas. É dessa maneira que constróem um novo discurso acerca de uma determinada realidade. Menos um reflexo, no sentido de espelhamento, mais uma referência de um tempo e um espaço que não se repetirão. Nas trilhas da cultura popular, a viagem da Caravana Farkas não chega a um termo nem a um final tranquilo, pois é envolvida pelas contradições e incompatibilidades que as questões suscitadas pela discussão do real provocam. Mas deixa evidente que a sua importância para os estudos da Comunicação está na própria jornada e no diálogo permanente e infinito entre culturas que esse caminhar provoca.
Acesso eletrônicoONLINE - http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/743




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)