logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20181007031559
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorGUTIÉRREZ, Maurício Cláudio
TítuloA representação literária e cinematográfica da região dos pampas na Argentina e no Brasil: as obras de Horacio Quiroga e Érico Veríssimo levadas ao cinema por Mario Siffici e Anselmo Duarte
OrientadorFernão Vitor Pessoa de Almeida Ramos
UniversidadeUniversidade Estadual de Campinas - Instituto de Artes, Campinas
Instituição/ProgramaInstituto de Artes
GrauDoutorado
Data de entrega2003
Data de defesa06.02.2004
Descrição físicav.1; 173 f.
DisponibilidadeBiblioteca Central Unicamp
Fontecatalogodeteses.capes.gov.br
ResumoEste trabalho explicita a comparação de dois autores paradigmáticos da literatura gaúcha da região dos pampas como foram o uruguaio Horacio Quiroga e Érico Veríssimo. Tomamos dos autores tanto as impressões sobre temas referidos ao cinema industrial quanto à realidade e o passado do extremo sul do Brasil e o nordeste da Argentina. Para o caso brasileiro consideramos Um certo Capitão Rodrigo, sem esquecer outras obras integrantes d´O Tempo e o Vento como O Sobrado, por exemplo. Sobre sua mirada sobre a realidade cultural e o passado recorremos às memórias e os relatos de viagens para escutar a visão de um escritor da periferia que não para de escrever sobre a história relacionada com a política presente como a maioria dos autores gaúchos, tanto brasileiros, como uruguaios e argentinos. Eis um eixo da nossa tese: a região debe ser lida como bastante similar por trás de suas divisas nacionais como queda claro na literatura comparada dos autores tratados. Para Quiroga a região é um estímulo e um punto de partida de sua literatura fantástica más cheia de críticas sociais, impressões sobre a vida rural e considerações políticas tanto de Argentina: anarquismo, sindicalismo, ecologismo, quanto do Brasil: Guerra do Contestado, Coluna Prestes.
ObservaçãoO título também aparece como Mate amargo: a representação literária e cinematográfica da região dos pampas na Argentina e no Brasil. As obras de Horacio Quiroga e Érico Veríssimo levadas ao cinema por Mario Soffici e Anselmo Duarte.




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)