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AutorGUIMARÃES, Rosângela de Mendonça
TítuloCidades em ação: o olhar de Humberto Mauro sobre Congonhas do Campo e Belo Horizonte
OrientadorLucília de Almeida Neves Delgado
UniversidadePontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais
GrauMestrado
Data de entrega2004
Data de defesa08.07.2004
Descrição físicav.1; 131 f.
DisponibilidadeBiblioteca Central PUCMG
Fontepucminas.br
ResumoEssa dissertação busca analisar as relações estabelecidas entre o cinema e as cidades. Objetos amplos, tanto o cinema como as cidades, açambarcam temáticas diversas, o que impôs ao trabalho cortes e recortes necessários. O Instituto Nacional do Cinema Educativo - INCE produziu durante a sua existência cerca de 350 filmes de cunho educativo e cultural, em sua maioria documentários, visando não só ser um instrumento auxiliar na educação, como também se tornar um difusor da cultura brasileira. Entre as inúmeras temáticas abordadas pela instituição, encontram-se gravadas em películas várias cidades. Classificados pelo INCE na área de Geografia, os filmes sobre as cidades muitas vezes ultrapassaram o padrão classificatório da instituição. Dentre as várias cidades filmadas pela instituição, encontra-se a série intitulada Cidades Históricas Mineiras, contemplando as cidades de Sabará, São João Del Rei, Mariana, Caeté, Congonhas do Campo e Belo Horizonte. Esta série, em sua grande maioria, foi elaborada e produzida em parceria com o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e teve como diretor de todos os filmes Humberto Mauro. Cineasta reconhecido nacionalmente, Humberto Mauro foi um dos principais funcionários do INCE. A maior parte de sua carreira cinematográfica em muito se confunde com a instituição, onde trabalhou por mais de 30 anos, dirigindo a maior parte dos filmes por ela produzida. Estes filmes, em sua maioria desconhecidos do grande público, constituem-se em objetos pouco pesquisados e analisados. Na série Cidades Históricas Mineiras foram selecionados os documentários sobre a cidade de Congonhas do Campo e Belo Horizonte, objetos da dissertação. A análise de cada um dos filmes possibilitou visualizar como estas cidades foram concebidas pelo INCE e seus parceiros, bem como foram captadas pelas lentes de Humberto Mauro. Estas cidades foram analisadas enquanto locais privilegiados de guarda das tradições e da modernidade, e perpassam a película, atingindo a constituição do INCE e a própria trajetória de Humberto Mauro.




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