logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20180928071740
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorMACHADO, Isabel Pitta Ribeiro
TítuloA parte invisível do olhar: audiodescrição no cinema. A constituição das imagens por meio das palavras - uma perspectiva de educação visual para a pessoa com deficiência visual no cinema
OrientadorNuno César Pereira de Abreu
UniversidadeUniversidade Estadual de Campinas - Instituto de Artes, Campinas
GrauMestrado
Data de entrega2015
Data de defesa26.08.2015
Descrição físicav.1; 226 f.
DisponibilidadeBiblioteca Central Unicamp
Fontebibliotecadigital.unicamp.br
ResumoO cinema, a filosofia e a audiodescrição de filmes para pessoas com deficiência visual são os fios condutores para a busca de um entendimento maior sobre o efeito plural do olhar sobre as imagens e as formas pelas quais elas podem ser transformadas em palavras, por meio do recurso de acessibilidade da audiodescrição. A dissertação sugere possibilidades de uma educação visual para pessoas com deficiência visual no cinema. Para tal, foi organizado um curso de cinema com o objetivo de criar uma base de argumentação sustentada pela tríade conhecimento da linguagem cinematográfica, conhecimento da audiodescrição e formas de aplicabilidade para o público com deficiência visual. Além disso, a pesquisa traz reflexões que, referenciadas por depoimentos dos participantes com deficiência visual do curso de cinema, se desdobram sobre questões como: a construção do conhecimento, a partir de D. Diderot, Voltaire e D. Hume; a escrita e a palavra na construção da imagem poética e artística no cinema, em Manoel de Barros e V. Flusser; o cinema, por Rubens Machado Jr, Ismail Xavier, André Bazin, Eduardo Nunes e Helder Mendoza; e ainda três ensaios inspirados em filmes de A.Tarkovsky, A.Kurosawa e A.Kiarostami. Um dos objetos de estudo é a sequência da escadaria de Odessa, no filme Encouraçado Potemkin, de S.Eisenstein [...]
ObservaçãoDez anexos (p.182-226).
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)