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AutorSALVADORE, Waldir
TítuloAspectos sócio-urbanos da cidade de São Paulo através de sua filmografia
OrientadorPaulo Roberto Arruda Menezes
UniversidadeUniversidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo
Abragência do estudo1951-1970
GrauMestrado
Data de entrega2002
Data de defesa17.12.2002
Descrição físicav.1; 138 f.
DisponibilidadeBiblioteca CAPH
Fontededalus.usp.br
PublicaçãoSALVADORE, Waldir. São Paulo em preto e branco: cinema e sociedade nos anos 50 e 60. São Paulo, Annablume, 2005.
ResumoEste estudo efetua basicamente uma análise sócio-histórica de três produções da filmografia paulistana: Na Senda do Crime (1954), O Grande Momento (1958) e São Paulo Sociedade Anônima (1965). As décadas de 50 e 60 recobrem um período especialmente rico e complexo da história da cidade de São Paulo e do País. Ela assume a condição de maior metrópole nacional, de grande pólo não só econômico como cultural, cujo marco simbólico são os festejos comemorativos do IV Centenário de sua fundação em 1954. Não obstante as dificuldades de sua trajetória, é também o momento em que tem início uma produção cinematográfica local minimamente regular, que corre paralelo ao acelerado processo regional de industrialização e urbanização. Os anos 60, por seu turno, se apresentam como absoluto contraponto à década anterior: as contradições sócio-econômicas se acirram precipitando a crise política que culmina no golpe militar de 1964. No plano da criação cultural, passa-se abruptamente de um clima de liberdade de expressão para um de repressão e censura. Trata-se, como se vê, de uma etapa histórica de transformações rápidas e intensas com inevitáveis impactos sobre os padrões de sociabilidade da capital paulista. A intenção desse estudo é identificar eventuais rupturas e continuidades no tecido sócio-urbano da metrópole a partir de uma amostra da filmografia de ficção local produzida no período. Do ponto de vista metodológico, este trabalho se apóia nas vertentes teóricas da sociologia da arte em geral, e do cinema em particular, que privilegiam a análise de aspectos formais e características específicas da linguagem cinematográfica.




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