logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20180906111114
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorMAIA, Guilherme
TítuloA música extradiegética no cinema comercial brasileiro contemporâneo: um estudo sobre as funções da música nos filmes brasileiros indicados ao Oscar nos anos 90
OrientadorPaulo José Moraes Pinheiro
UniversidadeUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Centro de Letras e Artes, Rio de Janeiro
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Música
Abragência do estudo1991-2000
GrauMestrado
Data de entrega2002
Data de defesa01.08.2002
Descrição físicav.1; 140 f.
DisponibilidadeBiblioteca Unirio; Biblioteca EM
Fonteunirio.br / capes.gov.br
ResumoEsta dissertação tem como objetivo central as funçõs da música extradiegética no cinema brasileiro comercial contemporâneo. No primeiro capítulo, são abordados estudos de alguns autores sobre as funções da música no cinema. As estratégias de uso da música no cinema clássico hollywoodiano, a partir do estudo realizado por Claudia Gorbmam no livro Unheard melodies (1987) [...]. Com o objetivo de iluminar por outros ângulos o tema central desta pesquisa, foi considerado relevante levar em conta alguns aspectos das perspectiva práticas e teóricas de pesquisadores, cineastas e compositores como Michel Chion, Sergei Eisenstein, Philip Tagg e Adorno e Eisler. As abordagens destes autores complementam o enfoque de Gorbman e discutem algumas propostas anti-hollywoodianas de uso da música no cinema. No segundo capítulo, são apontados exemplos de estratégias clássicas em filmes de companhias cinematográficas Cinédia, Atlântida e Vera Cruz, e de procedimentos heterodoxos em filmes dos movimentos conhecidos como "cinema novo" e " cinema marginal". No terceiro e último capítulo, o foco dirige-se ao cinema brasileiro comercial contemporâneo e é realizado um estudo comparativo entre as funções da música extradiagética nos filmes O Quatrilho, O Que é isto companheiro? e Central do Brasil.
ObservaçãoO autor também aparece com o nome de Guilherme Maia de Jesus.




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)