logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20180906110249
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorGUERRINI JUNIOR, Irineu
TítuloA música no cinema brasileiro dos anos sessenta: inovação e diálogo
OrientadorNorval Baitello Júnior
UniversidadeUniversidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes, São Paulo
Abragência do estudo1961-1970
GrauDoutorado
Data de entrega2002
Data de defesa2002
Descrição físicav.1; 334 f.; 35 ilustrações.
DisponibilidadeBiblioteca ECA
Fontededalus.usp.br
ResumoA música no cinema brasileiro dos anos sessenta: inovação e diálogo investiga as relações entre a música e o cinema brasileiro numa época de grande agitação cultural e procura mostrar que houve um intenso diálogo entre a música e o cinema mais inventivos dessa época no Brasil. É a década do Cinema Novo e do Cinema Marginal, mas também do movimento Música Nova, da consolidação da Bossa Nova, e do surgimento da chamada "MPB" e do tropicalismo. Ao mesmo tempo, o Cinema Novo procura resgatar valores nacionalistas que, na música, têm como representante máximo Villa-Lobos, cujas composições foram usadas com certa frequência nos filmes desse período. Há também um capítulo dedicado à música dos filmes de Nelson Pereira dos Santos. Ao estudar a interação entre música e cinema desse período, este trabalho procura estabelecer uma possível categorização para essa música e estuda a trilha musical de alguns filmes exemplares. Fazem parte desta tese um anexo e a transcrição de entrevistas e depoimentos de figuras importantes da música e do cinema brasileiros e um CD-ROM com 35 ilustrações citadas ao longo do trabalho.




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)