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AutorBAMONTE, Duvaldo
TítuloAfinidades seletivas: o diálogo de Glauber Rocha com Pier Paolo Pasolini (1970-1975)
OrientadorIsmail Norberto Xavier
UniversidadeUniversidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes, São Paulo
Abragência do estudo1970-1975
GrauDoutorado
Data de entrega2002
Data de defesa25.06.2002
Descrição físicav.1; 177 f.
DisponibilidadeBiblioteca ECA
Fontededalus.usp.br
ResumoO diálogo do Cinema Novo brasileiro com o fórum cinemanovista italiano ganhou força a partir dos anos 60 através das Mostras de cinema latino-americano organizadas pelo Instituto Columbianum, sediado na cidade de Gênova. Foi a partir dessas Mostras que os filmes brasileiros do Cinema Novo ganharam espaço no circuito dos festivais europeus, projetando o nome de alguns cineastas, dentre eles o de Glauber Rocha que, alguns anos após, daria início a sua carreira internacional, realizando o Cabeças cortadas, na Espanha, em 1970, e o Claro, na Itália, em 1975 - aqui analisados. A mudança de terreno cultural, do Brasil para a Europa, obviamente, se refletiria no horizonte argumentativo dos filmes de Glauber: embora o repertório temático continuasse sendo o mesmo, com a problemática nacional amarrando os argumentos, a forma de abordagem, no entanto, ganharia novos contornos, considerando que os interlocutores eram outros. Uma das primeiras formas que Glauber encontraria para se inserir no fórum estrangeiro seria, justamente, estreitando o diálogo com filmes e/ou autores com os quais mantinha afinidades, como Pier Paolo Pasolini, cineasta com quem, em suas palavras, mantinha comuns identidades. Seu diálogo com o cineasta italiano privilegiaria alguns temas, como o da crise do discurso (da esquerda comunista), abordado por Pasolini em Uccelacci e uccelini, filme de 1966, e o da rebelião dos jovens, em alusão ao 1968, como se pode acompanhar em Porcile, de 1969 - também aqui analisados. Apontar os aspectos mais importantes desta interlocução com o cineasta italiano, sejam os mais diretos, verificáveis, principalmente, nas similaridades que existem entre o Cabeças cortadas e o Porcile, sejam os indiretos, como a temática da viagem, presente em Uccelacci e uccellini e em Claro, bem como demarcar os dois momentos que caracterizaram o diálogo de Glauber com os europeus, resume, em linhas gerais, nosso objeto de estudo.




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