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AutorVALE, Alexandre Fleming Câmara
TítuloCenas de um público implícito: territorialidade marginal, pornografia e prostituição travesti no Cine Jangada
OrientadorIrlys Alencar Firmo Barreira
UniversidadeUniversidade Federal do Ceará - Departamento de Sociologia, Fortaleza
GrauMestrado
Data de entrega1997
Data de defesa01.12.1997
Descrição físicav.1; 160 f.
DisponibilidadeBiblioteca de Humanidades-UFC
Fontecapes.gov.br / biblioteca.ufc.br
PublicaçãoVale, Alexandre Fleming Câmara. No escurinho do cinema: cenas de um público implícito. São Paulo, Annablume; Fortaleza, Governo do Estado do Ceará/Secretária de Cultura e Desporto, 2000.
ResumoEste trabalho é o resultado de uma pesquisa desenvolvida numa sala de cinema especializada na exibição de filmes pornográficos, localizada no centro da cidade de Fortaleza. Nessa pesquisa buscamos explicitar as lógicas subjacentes à socialidade que tinha lugar nesse espaço sociocultural específico, enfatizando sua inserção no circuito exibidor local e o mercado da prostituição travesti no interior da mesma. Discorremos aqui sobre os esquemas mentais e corporais que essa realidade concreta evoca, vistos enquanto matriz simbólica de atividades práticas, sentimentos, condutas, pensamento e julgamento por parte dos espectadores que compunham esse espaço. O Cine Jangada, que teve suas portas fechadas em julho de 96, foi "divisor de águas" de um processo geral de reordenação da geografia social das telas de exibição. No centro da cidade, pornografia virou destino e salas que surgiram depois do Jangada representam um fato inédito na forma de veiculação desse gênero cinematográfico, não somente devido a utilização do formato do vídeo para a exibição desses filmes, mas também devido às territorialidades que dão lugar. Esta dissertação pretende ser uma contribuição para pensar os espaços e territórios da cidade, as condições de existência de alguns que vivem da atividade prostitutiva e a constituição de lugares de convivência que, tendo a iconografia pornô como condição e pretexto, dão visibilidade ao exercício de uma determinada forma de sexualidade e acabam por produzir territorialidades novas e imprevistas em relação à arquitetura disciplinar e enquadradora de uma sala de exibição.
ObservaçãoTambém aparece com o título Cenas de um público implícito: territorialidade marginal e prostituição travesti no Cine Jangada.
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