logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20180830070046
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorSOUZA, Sérgio Alves de
TítuloCenas de povo explícito: elementos para análise de um tema politico (Brasil, 1962-1969)
OrientadorMarcos Antonio Silva
UniversidadeUniversidade de São Paulo, São Paulo
Instituição/ProgramaFaculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Abragência do estudo1962-1969
GrauMestrado
Data de entrega1994
Data de defesa20.02.1995
Descrição físicav.1; 217 f.; 16 reproduções de caricaturas, fotonovelas, cartazes, etc.
DisponibilidadeBiblioteca CAPH
Fontededalus.usp.br / ibict.br / capes.gov.br
ResumoAnalisa como, no Brasil da década de 1960, foi produzido um discurso que colocava em cena a personagem "Povo" em que buscava sua legitimidade a partir do povo. Faz um balanço cinematográfico-televisivo-discográfico no que diz respeito à memória de 64 e às relações entre linguagem e história. Analisa a construção do povo enquanto agente histórico e faz um balanço semântico da palavra povo, utilizando verbetes de dicionários e enciclopédias, obras historiográficas e produções de humor, refletindo sobre a força e os limites desta personagem político-historiográfica. Monta um diálogo entre um texto de Nelson Werneck Sodré e parte da historiografia recente, aquela que propõe uma retomada da forma narrativa. Recupera o diálogo entre críticos e entusiastas do Povo, tendo como eixos o debate cultural do final da década de 60, parte da produção cinematográfica e a produção musical vinculada ao tropicalismo. Pensa o povo menos como personagem e mais como argumento para a existência de certos discursos, articulando a temática da revolução com a do consumo, sobre diferentes aspectos. Este trabalho é fruto de um cruzamento de múltiplas preocupações: com a História, com a linguagem, com o horizonte político brasileiro e com as relações estabelecidas entre eles.(CAPH)
ObservaçãoA maior parte das observações sobre o cinema brasileiro encontra-se nas p.115-24 e 171-4. Também aparece com 203 p.




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)