logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20180825123528
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorSILVA, Osvaldo Caldeira Correa da
TítuloA imagem de Tiradentes: em busca do rosto perdido
OrientadorMuniz Sodré de Araújo Cabral
UniversidadeUniversidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Comunicação, Rio de Janeiro
GrauDoutorado
Data de entrega1994
Data de defesa01.12.1994
Descrição físicav.1; 333 f.
DisponibilidadeBiblioteca ECO
Fonteminerva.ufrj.br / capes.gov.br
PublicaçãoCaldeira, Osvaldo. Tiradentes: roteiro cinematográfico, comentários e fontes de pesquisa. Rio de Janeiro, Riofilme/Nucine, 1999.
NotasRoteiro de Tiradentes (p.286-333).
ResumoQuando Tiradentes morre, ele e o Brasil não tem imagem. O olhar dos inconfidentes descobre o Brasil com olhar de brasileiros, inventando ao mesmo tempo o Brasil e os brasileiros. São condenados por isso e a primeira imagem do Brasil-Nação surge dos autos da devassa. A família real se estabelece no Brasil e sufoca o Brasil insurgente, contratando a missão francesa para criar uma imagem monárquica, européia e clássica do Brasil e um herói imperial: D. Pedro I. As lutas por duas formas de se ver o Brasil: o da família real e a dos oprimidos, de Tiradentes e dos artistas como Alencar, Gonçalves Dias e Castro Alves. Percurso e flutuação das imagens de Tiradentes durante as lutas de formação nacional do século XIX e posteriores à abolição e à proclamação da república, quando surge a imagem nação e o Tiradentes cristianizado. Sua convivência com a imagem da nação e de outros mitos políticos. As feições variáveis do alferes de acordo com as épocas. Podem ser únicas e múltiplas, todas simultaneamente e apenas uma, sem nenhuma ordenação possível, predominando sempre a figura do Cristo, pela própria condição de um Brasil distante dos direitos do homem comum e da cidadania.




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)