Autor | SILVA, Osvaldo Caldeira Correa da |
Título | A imagem de Tiradentes: em busca do rosto perdido |
Orientador | Muniz Sodré de Araújo Cabral |
Universidade | Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Comunicação, Rio de Janeiro
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Grau | Doutorado |
Data de entrega | 1994 |
Data de defesa | 01.12.1994 |
Descrição física | v.1; 333 f. |
Disponibilidade | Biblioteca ECO |
Fonte | minerva.ufrj.br / capes.gov.br |
Publicação | Caldeira, Osvaldo. Tiradentes: roteiro cinematográfico, comentários e fontes de pesquisa. Rio de Janeiro, Riofilme/Nucine, 1999. |
Notas | Roteiro de Tiradentes (p.286-333). |
Resumo | Quando Tiradentes morre, ele e o Brasil não tem imagem. O olhar dos inconfidentes descobre o Brasil com olhar de brasileiros, inventando ao mesmo tempo o Brasil e os brasileiros. São condenados por isso e a primeira imagem do Brasil-Nação surge dos autos da devassa. A família real se estabelece no Brasil e sufoca o Brasil insurgente, contratando a missão francesa para criar uma imagem monárquica, européia e clássica do Brasil e um herói imperial: D. Pedro I. As lutas por duas formas de se ver o Brasil: o da família real e a dos oprimidos, de Tiradentes e dos artistas como Alencar, Gonçalves Dias e Castro Alves. Percurso e flutuação das imagens de Tiradentes durante as lutas de formação nacional do século XIX e posteriores à abolição e à proclamação da república, quando surge a imagem nação e o Tiradentes cristianizado. Sua convivência com a imagem da nação e de outros mitos políticos. As feições variáveis do alferes de acordo com as épocas. Podem ser únicas e múltiplas, todas simultaneamente e apenas uma, sem nenhuma ordenação possível, predominando sempre a figura do Cristo, pela própria condição de um Brasil distante dos direitos do homem comum e da cidadania. |