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AutorSANTOS, Pedro Henrique Simonard
TítuloA geração do Cinema Novo
OrientadorMarília da Silva Franco
UniversidadeUniversidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes, São Paulo
Instituição/ProgramaEscola de Comunicações e Artes
GrauMestrado
Data de entrega1995
Data de defesa28.04.1995
Descrição físicav.1; 237 f.
DisponibilidadeBiblioteca ECA
Fontededalus.usp.br / ibict.br / capes.gov.br
PublicaçãoSIMONARD, Pedro. A geração do Cinema Novo: para uma antropologia do cinema. Rio de Janeiro, Mauad X, 2006.
ResumoEsta dissertação procurou mostrar as estruturas de sociabilidade que permitiram ao Cinema Novo tornar-se um movimento político e cultural coeso, apesar das personalidades tão diferentes que o compunham. Para isso, apresenta os principais componentes dessa estrutura e a função que cada um deles desempenhou no processo de formação e consolidação desse movimento. Recuperou um pouco da conjuntura política e cultural do Brasil dos anos 50, época em que o Cinema Novo começou a se formar. Procurou mostrar que as propostas desse movimento se enquadravam dentro de uma linha de ação dos intelectuais brasileiros que sempre procuraram se colocar como uma categoria que tinha projetos próprios para a nação e o povo. Analisou alguns dos mais importante elementos que permitiram ao Cinema Novo buscar, num passado mais puro, condições para a criação de uma ancestralidade em relação ao cinema nacional.




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