logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20180817113557
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorFLORES, Virgínia Osório
TítuloAlém dos limites do quadro: o som a partir do cinema moderno
OrientadorClaudiney Rodrigues Carrasco
UniversidadeUniversidade Estadual de Campinas - Instituto de Artes, Campinas
GrauDoutorado
Data de entrega2013
Data de defesa21.03.2013
Descrição físicav.1; 213 f.
DisponibilidadeBiblioteca Central Unicamp
Fontebibliotecadigital.unicamp.br
ResumoNo cinema, o uso do som fora do quadro visual tem larga experimentação e utilização nas diferentes cinematografias, principalmente a partir do pós-guerra. Com o cinema moderno, a utilização e manipulação antirrealista do som trouxe, para a trilha sonora dos filmes, uma significante contribuição. Esse é o principal foco de interesse do trabalho que percorreu, com a pesquisa, as diferentes utilizações do som desde o cinema clássico até o cinema contemporâneo; investigou as potencialidades do imaginário quando som e imagem visual aparentemente se desvinculam e geram imagens mentais múltiplas e abertas; e buscou compreender como comunicações abertas influenciam a recepção dos filmes. Nossa pesquisa também demonstrou que o som é um elemento importante do audiovisual que contribui para a crítica e a compreensão da vertente estética a que os filmes se vinculam. O conhecimento dos procedimentos usados com o som nos filmes é um horizonte para a compreensão do fazer cinematográfico e para o entendimento de como um processo de autoria se constitui nos cinemas de expressão artística. Durante todo o percurso do trabalho foram usados exemplos de filmes nacionais e internacionais. Para finalizar, quatro filmes da fase contemporânea do cineasta Júlio Bressane serviram de estudo de caso: Miramar, São Jerônimo, Dias de Nietzsche em Turim e Filme de Amor.
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)