logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20180731103618
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorNASCIMENTO, Francyjonison Custódio do
TítuloAfetividades em enquadramentos: os discursos das experiências de lugaridade em O Senhor dos Anéis-A Sociedade do anel
OrientadorMaria Helena Braga e Vaz de Castro
UniversidadeUniversidade Federal do Rio Grande do Norte - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Natal
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Geografia
GrauMestrado
Data de entrega2017
Data de defesa2017
Descrição físicav.1; 145 f.; ilustrado com 32 imagens do filme.
DisponibilidadeBiblioteca Central UFRN
Fonterepositorio.ufrn.br
Resumo[...] postula-se que o Cinema é um modo de apresentar o mundo e que, portanto, está trespassado de discursos espaciais. Além disso, o Cinema é um importante elemento nos estudos sobre percepção e experiências com e no espaço e suas decorrentes afetividades, conduzindo aos estudos sobre o lugar, sendo estes, por sua vez, realizados sob a égide da linguagem da paisagem. Partindo desses pressupostos, este trabalho analisa como o lugar, na sua concepção fenomenológica-existencial, se manifesta na obra fílmica O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001). Para tanto, discute-se sobre os entrelaces entre Geografia e Cinema, acerca do lugar e seus conceitos satélites bem como sobre a paisagem. Além do levantamento bibliográfico, este trabalho tem bases em um procedimento hermenêutico de análise de um acervo composto por imagens fílmicas e transcrições textuais de falas de personagens. Constatou-se no decorrer do trabalho que O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001), ao apresentar experiências de lugaridade em diversos ambientes, enuncia discursos geográficos de teor anti-modernista.
Acesso eletrônicoONLINE - https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23401




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)