Resumo | A presente dissertação objetivou problematizar e compreender as relações de gênero através do filme “Hoje eu quero voltar sozinho” (2014), ficção dirigida pelo cineasta Daniel Ribeiro, como ferramenta de educação sob o viés da análise fílmica. O filme narra a história do adolescente cego, Leonardo (Guilherme Lobo), que, passando pelas descobertas e curiosidades típicas da sua idade e em busca de sua própria identidade, se descobre apaixonado por um novo aluno de classe. Porém, ser cego e homossexual não o define. São somente características de um jovem que tem medos e dúvidas como qualquer outro da sua idade. Como método de pesquisa, foi utilizada a análise fílmica, respeitando as fases de decomposição e reconstrução. Os dados foram organizados a partir de dois eixos temáticos - homossexualidade e normatividade de gênero - com o intuito de se pensar como as produções cinematográficas contemporâneas estão significando alguns temas que giram em torno da problemática do corpo e suas manifestações identitárias, ético-morais e políticas, no sentido de projetar práticas sociais de gênero. [...] |