logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20180727105830
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorVIEIRA, Elisa Maria S. Fernandes
TítuloCantorias e cantadores, de sombrinha e amplificador
OrientadorBeatriz Vieira de Rezende
UniversidadeUniversidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Letras, Rio de Janeiro
GrauMestrado
Data de entrega1993
Data de defesa01.04.1993
Descrição físicav.1; 171 f.
DisponibilidadeBiblioteca FL
Fontecapes.gov.br / minerva.ufrj.br
ResumoO trabalho teve por objetivo estudar e analisar a obra do compositor popular pernambucano Alceu Valença, miultifacetado em vários personagens, com o intuito de se discutir a questão da modernidade em um país contraditório e subdesenvolvido que ainda se depara com a tradição, mas que já viveu a vanguarda do Cinema Novo, da Bossa Nova e da Tropicália. Partindo do filme "A noite do espantalho", de Sérgio Ricardo, vivido por um personagem espantalho, vivido por Alceu Valença, como o representante máximo das metamorfoses do autor. O espantalho simboliza os pontos de tensão analisados entre a cultura popular rural nordestina e a cultura oral ao mesmo tempo em que introduzem o molho da modernidade, da indústria cultural, do estrangeiro. Para se chegar a conclusões de como essas duas culturas se interceptam e se urtilizam uma da outra, valeu-se de considerações teóricas de Walter Benjamin, Marilena Chaui, Roberto Schwartz, Marshall Berman e da voz dos cantadores e dos contadores de histórias.




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)