logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20180717075110
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorNAKATANI, Tony Shigueki
TítuloA geração retomada: cineastas, contexto social e a imagem da sociedade nos filmes Carlota Joaquina e Cidade de Deus
OrientadorLuiz Carlos Jackson
UniversidadeUniversidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Sociologia
GrauMestrado
Data de entrega2017
Data de defesa2017
Descrição físicav.1; 115 f.
DisponibilidadeBiblioteca FFLCH
FilmografiaQuadro dos filmes da geração retomada (p.109-12).
Fonteteses.usp.br
ResumoO objetivo do presente trabalho é o de realizar uma análise do cinema brasileiro contemporâneo, em específico o período que ficou conhecido como o cinema da Retomada. Procurei analisar o cinema da Retomada a partir de duas perspectivas teóricas, que levam em consideração tanto a análise interna dos filmes, quanto de uma análise dos aspectos que dizem respeito à forma como ele se organiza, buscando compreender o contexto social e político em que ele se insere, quais são as principais figuras que se destacam dentro do cenário cinematográfico que vai da segunda metade dos anos 1990 até o início dos anos 2000. Em relação ao primeiro aspecto, tomaram-se como marcos os filmes Carlota Joaquina, princesa do Brazil (1995), dirigido por Carla Camurati, e Cidade de Deus (2002), dirigido por Fernando Meirelles e codirigido por Kátia Lund. Serão esses os filmes que analiso neste trabalho, procurando identificar os grupos sociais retratados pelas películas, o sistema de relações estabelecidos entre eles, além de considerar as recepções da crítica e as trajetórias sociais de seus respectivos diretores. E em relação ao segundo aspecto, foi possível identificar no contexto da Retomada, a presença de características que definem um grupo de cineastas em torno de um sentido sociológico de geração, cujas figuras somente se inserem na área cinematográfica devido a uma conjuntura específica, decorrente das transformações institucionais e políticas do Estado brasileiro nesse fim do século XX.
Acesso eletrônicoONLINE - http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-09042018-132319/pt-br.php




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)