Resumo | O autor faz um histórico dos sistemas de tomada de imagem e som baseado na literatura internacional. Com a construção dos cinemas nas décadas de 10 e 20 há uma série de exemplos de salas brasileiras: Cine Art-UFA (1936), Cine Metro, Cine Palácio e Cine Metro-Boa Vista. Com a crise do setor de exibição e os novos cinemas de shopping (multiplex) há uma retomada da construção de novos cinemas (p.10-50). Análise das regras técnicas para a construção de bons multiplexes (p.51-8). Nos capítulos seguintes apresenta-se uma avaliação de cada componente do cinema (espaço, cadeiras, revestimento acústico, projetores, lentes, etc.), com a descrição de aparelhos e equipamentos necessários ou existentes no mercado. No volume 2 descreve-se tipos de salas especiais (IMAX), projetores de vídeo (Sony, etc.). A se notar o processo de adaptação dos cinemas comuns para os cinemas especializados em vídeos pornográficos (Cines Marrocos, Plaza, Windsor). O autor relata a sua experiência como adaptador de cinemas comuns em pornôs e qual o resultado obtido com os equipamentos. No cap.6.1. há um glossário dos termos usados. Uma listagem de fabricantes de equipamentos, endereços, códigos são apresentados no final do trabalho. (JIMS) |