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AutorNOGUEIRA NETO, Hugo
TítuloA forma flutuante: desejo e doutrina nos filmes do Terceiro Reich
OrientadorMaurício Cardoso
UniversidadeUniversidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades
GrauMestrado
Data de entrega2017
Data de defesa30.10.2017
Descrição físicav.1; 308 f.; ilustrado com 33 imagens dos filmes analisados.
DisponibilidadeBiblioteca FFLCH
Fonteteses.usp.br
ResumoMediante o cotejo interdisciplinar entre a crítica historiográfica, a análise fílmica e a interpretação psicanalítica nas linhas freudiana e lacaniana, essa pesquisa investigou quatro obras cinematográficas comissionadas pelo governo nazista durante a Segunda Guerra Mundial com a finalidade de promoção de suas políticas raciais e de gênero: Jud Süß (1940), Die große Liebe (1942), Münchhausen (1943) e Titanic (1943). A partir dessas produções, o estudo perscrutou os sistemas de justaposição de fantasias socialmente partilhadas aos denominadores ideológicos do nacional-socialismo. Identificou, igualmente, os processos de negociação entre as instâncias da indústria cultural e as agências governamentais para alinhar o desejo e a doutrina na forma flutuante da fantasia cinematográfica.
Acesso eletrônicoONLINE - http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8161/tde-19032018-110458/pt-br.php




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