logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20180612070714
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorFIGUEIRÓ, Belisa Brião
TítuloAs dinâmicas do mercado das coproduções cinematográficas entre Brasil e França
OrientadorArthur Autran Franco de Sá Neto
UniversidadeUniversidade Federal de São Carlos - Centro de Educação e Ciências Humanas, São Carlos
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Imagem e Som
GrauMestrado
Data de entrega2017
Data de defesa25.05.2017
Descrição físicav.1; 280 f.; ilustrado com 11 gráficos e 30 tabelas.
DisponibilidadeBiblioteca Ufscar
Fonterepositorio.ufscar.br
ResumoEsta pesquisa investiga as coproduções cinematográficas realizadas entre o Brasil e a França, no período de 1998 a 2014, buscando compreender desde a coelaboração internacional até a distribuição desses filmes nas salas de cinema do circuito francês. A análise se inicia com os antecedentes históricos de cooperação a partir do protagonismo da França em estabelecer políticas de integração e irradiação da sua cultura, cujo modelo até hoje influencia países do mundo inteiro. Em seguida, examina as tentativas dos governos brasileiros para alcançar o mercado externo, o início da aproximação histórica com a França, o primeiro acordo oficial de coprodução de 1969 e o texto que foi ratificado em 2010. Este estudo apresenta um amplo levantamento dos filmes majoritários brasileiros que estrearam na França com base nos dados de fontes primárias nacionais e estrangeiras, e destrincha o lançamento e a repercussão francesa de quatro estudos de caso: Central do Brasil (1998), Abril despedaçado (2003), ambos do cineasta Walter Salles; O outro lado da rua (2006) e Meu pé de laranja lima (2013), dirigidos por Marcos Bernstein. Sendo assim, esta dissertação tem o intuito de avaliar até que ponto a coprodução de fato contribui para a abertura de novos mercados, se o coprodutor francês influencia na distribuição do filme em seu território, e se as políticas públicas brasileiras avançaram para além da mera promoção e difusão dos filmes nos festivais.
ObservaçãoSeis apêndices e seis anexos (p.258-80).
Acesso eletrônicoONLINE - https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9082




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)