Resumo | Partindo do princípio que a evolução da narrativa cinematográfica é decorrente de uma transação ininterrupta entre tradição e inovação, a tese propõe o exame da combinação entre duas estratégias que se destacam na renovação do cinema ficcional hegemônico contemporâneo: ordenação temporal não-linear e multiplicidade de narrações – multitramas e multiprotagonismo. Para tanto, foi utilizado método analítico baseado em concepções cognitivistas neoformalistas, principalmente as propostas por David Bordwell, complementado por valiosos aportes de críticos da cultura, tais como: Gilles Lipovetsky, Octavio Paz e Néstor Canclini. Constatou-se que o emprego das estratégias de construção cinematográfica visa incutir na narrativa aspectos de multiplicidade e complexidade presentes na sociedade atual. A escolha do corpus da pesquisa recai sobre a obra do mexicano radicado nos Estados Unidos, Alejandro González Iñárritu, tanto pelas suas características estéticas quanto pelas temáticas abordadas em sua filmografia. Seus quatro primeiros filmes – Amores brutos (Amores perros, 2000), 21 gramas (21 grams, 2003), Babel (2006) e Biutiful (2010) – apresentam uma composição singular de manipulações formais das instâncias do tempo e da narração, assim como também tratam dos principais temas da globalização na atualidade: movimentos populacionais, multiculturalismo, desterritorialização, presença da mídia e da tecnociência no cotidiano. [...] |