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AutorVILLAVICENCIO, Pablo Souza de
TítuloCineinstalações e o processo de criação no atravessamento dos espaços em ambientes audiovisuais e interativos: uma cartografia de poéticas experimentais
OrientadorLucia Isaltina Clemente Leão
UniversidadePontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
GrauDoutorado
Data de entrega2015
Data de defesa11.12.2015
Descrição físicav.1; 249 f.
DisponibilidadeBiblioteca Central PUCSP
Fontepucsp.br
ResumoA presente tese de doutorado propõe e analisa uma tendência audiovisual contemporânea que denominamos: cineinstalação. Analisamos projetos que problematizam as relações entre espaço, audiovisual e espectador (interator), que compõem os ambientes artísticos. Privilegiamos as construções do espaço nos deslocamentos corporais e na gestualidade dos interatores, tal como, as temporalidades do audiovisual e a interatividade, enfocando a relação humano-máquina. As cineinstalações compreendem: a) o cinema multitelas, inventado por Abel Gance, no filme Napoleão (1927); b) os ambientes imersivos, por exemplo, o Movie-drome (1963-65), de Stan VanDerBeek; c) ambientes imersivos e interativos, por exemplo, Place Ruhr (2000), de Jeffrey Shaw. Alguns conceitos discutidos na tese são: o banco de dados como forma cultural característica das mídias digitais; a montagem espacial, que substitui o modo sequencial de montagem do cinema tradicional (Manovich); os transcinemas (Maciel) e o cinema em trânsito (Parente); a arte da instalação de Claire Bishop; a estética da interatividade na arte digital, de Katja Kwastek; e os ambientes artísticos e a lógica estético-tecnológica, de Frank Popper. E no trajeto de leitura arqueológica das cineinstalações, buscamos as origens dos ambientes imersivos, a partir da ideia de Arte Virtual (Grau). A metodologia compreende: a) revisão bibliográfica de textos que discutem as poéticas em ambientes audiovisuais interativos; b) discussão crítica da rede de conceitos que estão em diálogo para a formulação do conceito de cineinstalação; c) pesquisa, seleção e mapeamento de obras, segundo a proposta de cartografia de poéticas de Lucia Leão; d) análise de obras selecionadas. Os resultados alcançados em nossa pesquisa foram: leitura crítica dos conceitos e propostas relacionadas com a linguagem das instalações audiovisuais e interativas, e do cinema expandido (Youngblood); a construção do conceito de cineinstalação; cartografia de projetos experimentais que denominamos como poéticas da cineinstalação; análise dos projetos
Acesso eletrônicoONLINE - https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/4745




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