logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20180529123919
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorCARMO, Isabel Paz Ximenes
Título(Des)aparições do rosto em Os Olhos sem rosto
OrientadorGabriela Frota Reinaldo
UniversidadeUniversidade Federal do Ceará - Instituto de Cultura e Arte, Fortaleza
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Social
GrauMestrado
Data de entrega2017
Data de defesa29.03.2017
Descrição físicav.1; 115 f.; ilustrado com 41 imagens.
DisponibilidadeBiblioteca UFCe
Fonteteses.ufc.br
Resumo[...] Nosso estudo, em sua segunda parte, parte do filme e de sua temática para discutir a figuração do rosto em algumas formas artísticas (principalmente no cinema) e a importância dessas figurações em nossa sociedade. Em seguida, convocamos autores da antropologia, filosofia, sociologia e literatura (AGAMBEN, 2015; BAKHTIN, 1987; BAQUÉ, 2007; BRETON, 1992, 1998, 2013; COURTINE; HAROCHE, 1988; TUCHERMAN, 2012) para esboçarmos uma breve trajetória antropológica do rosto em dois momentos históricos cruciais: a transição entre a Idade Média e a Moderna; e a virada do século XIX para o século XX. Na terceira parte, nosso objetivo foi traçar o desenvolvimento do grande plano e das demais formas de enquadrar e figurar o rosto ao longo da história do cinema. Esse percurso foi embasado por teóricos, críticos e cineastas que abordaram o tema (AUMONT, 1992; BALÃZS, 2010; DELEUZE, 1983; EISENSTEIN, 2002; EPSTEIN, 1974). Por fim, é realizada a análise de três personagens do filme-objeto a partir de suas (des)aparições, no intuito de construir uma rede de interpretações em torno da materialização desses rostos, de suas ligações no nível da montagem e de suas relações com categorias como a máscara, o olhar, o toque e a desfiguração.
Acesso eletrônicoONLINE - http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19327




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)