logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20180527072459
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorBIAVA, Pedro
TítuloA ideia de cinema científico presente na obra de Jean Painlevé
OrientadorAna Maria Alfonso-Goldfarb
UniversidadePontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em História
GrauMestrado
Data de entrega2015
Data de defesa09.03.2015
Descrição físicav.1; 66 f.
DisponibilidadeBiblioteca PUCSP
Fontepucsp.br
ResumoO cinema científico de Jean Painlevé (1902-1989) é repleto de elementos que tornaram sua análise uma fonte importante para estudar a relação entre arte e ciência nas primeiras décadas do século XX, em especial na França. Sua obra é composta por mais de 200 filmes, realizados ao longo de mais de seis décadas de trabalho como cineasta, cientista e divulgador da ciência. Painlevé utilizou o cinema como instrumento de pesquisa e divulgação científica, e fez uso de uma mistura particular de recursos técnicos e narrativos para realizar seu trabalho. Uniu a arte surrealista à objetividade científica, sempre buscando apresentar ao espectador o encantamento que ele próprio tinha pela pesquisa científica. Alguns de seus filmes tornaram-se referência para os documentaristas de ciência que o sucederam. É o caso de O Cavalo Marinho (1934), seu filme mais popular e que reúne imagens, até então inéditas, do nascimento de filhotes dessa espécie que tem no macho, o papel de gestor das crias. Painlevé fez uso de uma narrativa que mesclava informações técnicas e cientificas com elementos dramáticos e cômicos. [...]
Acesso eletrônicoONLINE - https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/13306




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)