Resumo | No universo das pesquisas que fazem intercessão entre o cinema e a arquitetura e urbanismo, se identifica um quadro onde predominam as abordagens panorâmicas. Em oposição, a presente pesquisa tem por meta se aprofundar nesta relação ao observar intercessões em um filme específico - Berlin: Die Sinfonie der Großstadt (Walter Ruttmann, Alemanha, 1927). Representativo do gênero cinematográfico conhecido como ‘sinfonias urbanas’, o filme constrói em sua narrativa um dia genérico na Berlim do final da década de 1920; com isso, abre espaço para se procurar entender o contexto histórico, os modos, costumes da então República de Weimar, centro de uma rica cultura arquitetônica e urbanística, embrionária do movimento moderno, que se propagava na época através de publicações da Bauhaus, do Novembergruppe, da revista G: Material zur Elementaren Gestaltung. Na pesquisa questiona- se a capacidade do filme de representar, além de um episódio da história urbana de Berlim, por mostrar o dia a dia na cidade, representar também um episódio da história do urbanismo, por utilizar-se de ferramentas próprias do cinema para aludir a funcionalidade e racionalidade almejadas pelos teóricos urbanistas da época, representados pela teoria do arquiteto Ludwig Hilberseimer. No percurso será tratada a relação entre cinema e cidade. além de se mergulhar na cultura cinematográfica, arquitetônica e urbanística deste momento que é expressa no filme e nas teorias de vanguarda que marcaram o século XX |