logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20180512064430
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorCOSTA, André Gonçalves da
TítuloAfetos no cinema de Karim Ainouz
OrientadorGustavo de Castro e Silva
UniversidadeUniversidade de Brasília - Faculdade de Comunicação, Brasília
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação
GrauDoutorado
Data de entrega2016
Data de defesa05.12.2016
Descrição físicav.1; 339 f.
DisponibilidadeBiblioteca Central UnB
Fonterepositorio.unb.br
ResumoEsta tese se circunscreve no campo da estética e elabora reflexões sobre como os afetos podem se tornar uma narrativa privilegiada no cinema ao ponto de se tornarem um estilo de autor. O principal argumento da pesquisa é que o cineasta brasileiro Karim Aïnouz desenvolve um estilo de cinema de afetos em três de seus filmes dos anos 2000: O Céu de Suely, Viajo porque preciso, volto porque te amo e Praia do Futuro. A partir da centralidade do pertencimento, da amizade, do amor e da coragem nesses filmes, discute-se a relação compositiva entre esses afetos e as formas conceituais e fílmicas como eles são articulados uns aos outros, de filme para filme, na produção de potências de vida. Procura-se compreender também a relevância da estética do diretor na invenção de uma expressão particular dentro do novíssimo cinema nacional. Esta tese é igualmente um debate sobre ética na medida analisa formas de vida singulares, formas de pensamento e de ação que conduzem ao autoconhecimento e à autotransformação dos personagens, formas que podem contribuir para a ascese subjetiva e o conhecimento da afetividade do fruidor desse tipo de cinema. Ao propor alternativas existenciais aos clichês emocionais, às identidades paralisantes e às mais veladas formas sociais de sujeição, o diretor cria um estilo de cinema de afetos que opera eticamente como uma ontologia afirmativa da sensibilidade contemporânea.
Acesso eletrônicoONLINE - http://repositorio.unb.br/handle/10482/22965




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)