Resumo | A pesquisa buscou compreender as especificidades do mito Leila Diniz. Num primeiro momento, este trabalho investiga as diversas acepções que o conceito de "mito" tem nas diferentes correntes teóricas que tratam do assunto, desde a Grécia antiga até o mundo contemporâneo. Autores como W. Jaeger, Mircea Eliade, Carl Jung, Lévi-Strauss, Umberto Eco, Edgar Morin e Roland Barthes são visitados. Comprovada a intuição inicial - segundo a qual o mito atual, necessariamente formado na mídia, mantém características comuns às narrativas antigas e que esses elementos são suficientes para garantir a legitimidade do uso do conceito - passa-se a distinguir aquilo que é específico ao mito Leila Diniz. É então que se nota a sua dimensão estética, posto que artística, é a matéria com o qual ele foi plasmado: a vida de Leila Diniz. Esta interferência é comprovada pelas categorias da experiência estética elaboradas por Hans Robert Jauss, na ideia nietzcheana da vida como obra de arte, na incursão que faz Michel Foucault à "cultura de si". |