logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20180412032746
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorSILVA, Thaís Inácio Rezende
Título(Não) humanos a partir de imagens do mundo: inscrições da guerra, de Harun Farocki
UniversidadeUniversidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Comunicação, Rio de Janeiro
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura
GrauMestrado
Data de entrega2017
Data de defesa10.04.2017
Descrição físicav.1; 101 f.; Ilustrado.
DisponibilidadeBiblioteca ECO
Fonteeco.ufrj.br
ResumoO presente estudo parte da metodologia ANT (Actor Network Theory) por sua possibilidade de abordar a técnica como agente, de forma potencialmente simétrica ao humano. Procuramos tematizar a agência “não humana” no cinema “de autor”, mais especificamente, no filme Imagens do Mundo, Inscrições da Guerra (1989), dirigido pelo alemão Harun Farocki. Trata-se de uma análise de parte das máquinas de visão e das imagens operativas que aparecem no filme, buscando refletir sobre a agência dessas máquinas e imagens na redefinição do olhar ou na relação entre o olhar humano e a visão da máquina. Primordialmente, nos perguntamos sob que condições o não humano pode negociar com a postulação do autor no campo teórico do cinema, nos propondo a pensar em uma “autoria distribuída” entre objetos e processos que rodeiam a criação fílmica. As principais referências teóricas utilizadas provêm dos pensadores Harun Farocki, Bruno Latour, Sylvie Lindeperg e Michel Foucault.
Acesso eletrônicoONLINE - http://www.pos.eco.ufrj.br/site/teses_dissertacoes_interna.php?dissertacao=19




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)