logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20180404104223
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorREIS, Douglas Ricardo Hermínio
Título"O Guarani": produto cultural midiático
OrientadorLucia Granja
UniversidadeUniversidade Estadual Paulista - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Humanas, São José do Rio Preto
GrauDoutorado
Data de entrega2015
Data de defesa26.02.2016
Descrição físicav.1; 273 f.
DisponibilidadeBiblioteca Unesp-São José do Rio Preto
Fonteathena.biblioteca.unesp.br
NotasA análise de O Guarani no cinema está no cap. 3 (p.152-95).
ResumoDe janeiro a abril de 1857 José de Alencar publicou o romance O Guarani nas páginas do Diário do Rio de Janeiro, tornando-se o maior sucesso da carreira do escritor. Posteriormente, o trabalho nascido no rodapé da página do jornal seria reunido em livro, transformado em ópera, atravessaria o século XX com várias adaptações cinematográficas e chegaria ao século XXI com mais de uma versão em HQ. Essa pesquisa verificará, a partir da versão em jornal, quais elementos inerentes à matriz midiática foram incorporados ou suprimidos nas demais adaptações, para outros tipos de mídia. Para atingir tal objetivo, será utilizado o trabalho de Marie-Ève Thérenty acerca das relações entre literatura e jornalismo no século XIX, com foco específico na tensão dialética entre imprensa e literatura. Também será utilizado o aporte teórico de autores como Antônio Cândido, Marlyse Meyer, Umberto Eco, Roger Chartier e Fréderic Barbier, avançando pelo conceito de transmidialidade, chegando a estudos mais recentes de autores como Alfonso De Toro e outros consagrados neste último campo de estudo. Ao final do trabalho, espera-se demonstrar que a transposição do romance nascido nas páginas dos jornais para os mais diversos suportes ao longo de dois séculos, com a manutenção ou supressão de características do suporte original, podem caracterizar O Guarani como o primeiro produto com potencial multimidiático da história cultural brasileira
ObservaçãoDefendido em co-tutela com a Université Paul Valéry Montpellier 3, sob a orientação de Marie-Éve Thérenty.
Acesso eletrônicoONLINE - https://repositorio.unesp.br/handle/11449/138068




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)