logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20180323065252
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorGONÇALVES JÚNIOR, Ernando Brito
TítuloArmas e cenas: representações cinematográficas da revolução mexicana (1934-1970)
OrientadorRenato Lopes Leite
UniversidadeUniversidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Humanas, Curitiba
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em História
Abragência do estudo1934-70
GrauDoutorado
Data de entrega2016
Data de defesa29.07.2016
Descrição físicav.1; 242 f.
DisponibilidadeBiblioteca UFPr
FilmografiaFilmografia (p.229-42).
Fonteacervodigital.ufpr.br
ResumoA proposta de investigação que aqui se apresenta possui como objetivo central discutir a maneira com que a Revolução Mexicana e alguns de seus principais protagonistas, mais especificamente José Doroteo Arango (Pacho Villa) e Emiliano Zapata, foram representados no cinema dos Estados Unidos e do México entre os anos de 1934 até 1970. Levando em consideração tal proposta de pesquisa, foram elencados quatro filmes para análise, a saber: "Viva Villa" (1934, EUA), "Vamonos con Pancho Villa" (1935, México) "Viva Zapata!" (1952, EUA) e "Emiliano Zapata" (1970, México). Nesse sentido, para construir nosso arcabouço teórico sobre as tensões entre história e cinema, utilizaremos as propostas de autores como Michelly Lagny, Pierre Sorlin entre outros. Além disso, o conceito de representação, apresentado pelo historiador francês Roger Chatier foi de suma importância para o desenvolvimento da pesquisa em apreço. [...]
Acesso eletrônicoONLINE - http://hdl.handle.net/1884/44472




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)