logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20180310060223
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorOLIVEIRA, Juliano de
TítuloA significação da música no cinema
OrientadorRodolfo Nogueira Coelho de Souza
UniversidadeUniversidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes, São Paulo
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Processos de Criação Musical
GrauDoutorado
Data de entrega2017
Data de defesa04.04.2017
Descrição físicav.1; 403 f.; Ilustrado com 97 imagens e 14 tabelas.
DisponibilidadeBiblioteca ECA
Fontesibiusp
ResumoEsta tese analisou os processos de significação na música de cinema tendo como referencial teórico estudos musicológicos com ênfase cognitivista e semiótica, decorrentes da teoria das tópicas musicais, a partir dos trabalhos de Leonard Ratner (1985), Kofi Agawu (1991, 2009), Robert Hatten (1994, 2005, 2014) e Danuta Mirka (2014). A pesquisa se concentrou em dois gêneros cinematográficos, o western e a ficção científica, considerando as práticas musicais a eles relacionadas desde o cinema silencioso, para compreender a formação do inventário associativo que constituiu a base do pensamento tópico no cinema. Ao analisar o inventário musical de cada gênero, observamos que o uso recorrente de figurações e materiais musicais específicos correlacionados a elementos da paradigmática fílmica criou aquilo que denominamos - "imaginário sonoro do gênero cinematográfico", que definimos como sendo o conjunto de gestos, musemas, tópicas e sons concretos recorrentes na música do gênero e que contribuíram para a formação de uma identidade musical. [...]
Acesso eletrônicoONLINE - http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-23052017-154907/pt-br.php




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)