logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20180310055544
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorGIANOTTI, Regina Helena
TítuloA instauração do discurso da economia criativa no audiovisual: um diálogo sobre a produção cinematográfica brasileira e argentina
OrientadorJosé Amálio Branco Pinheiro
UniversidadePontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Semiotica
GrauDoutorado
Data de entrega2017
Data de defesa12.12.2017
Descrição físicav.1; 248 f.; Ilustrado. Anexos com tabelas dos filmes brasileiros lançados em 2009-16 (p.196-215) e argentinos (p.197-248).
DisponibilidadeBiblioteca PUCSP
Fontepucsp.br
ResumoA presente tese demonstra que é no entrelaçamento das dimensões políticas, econômicas, sociais, culturais e institucionais o local em que são criados os contratos de comunicação que tornam visíveis determinadas séries culturais. Traçou-se um quadro comparativo entre os contratos de comunicação identificados nas produções cinematográficas brasileira e argentina, de 2009 a 2016, como forma de evidenciar os regimes de (in)visibilidade e a instalação dos discursos da economia criativa na urdidura que é cerzida. Utilizou-se como base metodológica autores que analisam a forma como se dão esses entrelaçamentos, tais como Althusser (1976), Adam Smith (1988), Benhamou (2007), Bourdieu (2005), Pinheiro (2013), Espinosa (2009) e Wagner (2002). A fim de compreender a lacuna que se formou quando a complexidade relacional cerzida entre o homem e a natureza foi rompida, e, de analisar a forma como se deu a transferência da cultura para a economia, utilizou-se como referencial teórico os estudos desenvolvidos por Celso Furtado (2008), Pinheiro (2013), Renato Ortiz (2004), Boaventura de Sousa Santos (2010), Morin (2011) e Martin-Barbero (2009). [...]
Acesso eletrônicoONLINE - https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/20727




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)