logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20180310055423
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorBARRETO, Luciana Moura
TítuloBrecht e o cinema: uma análise metodológica em contexto fílmico
OrientadorLeda Tenório da Motta
UniversidadePontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, São Paulo
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
GrauMestrado
Data de entrega2017
Data de defesa26.06.2017
Descrição físicav.1; 127 f.; Ilustrado com 80 imagens de filmes.
DisponibilidadeBiblioteca Central PUCSP
Fontepucsp.br
ResumoEsta pesquisa tem como principal objetivo analisar as diferentes execuções do método de Brecht no cinema. Trata-se mais especificamente de reencontrar o efeito do estranhamento, tal como foi proposto no teatro épico brechtiano, no âmbito do seguinte conjunto de realizações cinematográficas roteirizadas pelo próprio dramaturgo: Zeitprobleme:wie der Arbeiter wohnt (1930; Como vive o trabalhador berlinense), de Slatan Dudow, Kuhle Wampe oder: Wem gehort die Welt? (1932; Kuhle Wampe ou A quem pertence o mundo?) de Slatan Dudow e Hagmen also die! (1943; Os carrascos também morrem!) de Fritz Lang. Os referenciais teóricos contemplados vão dos textos doutrinários brechtianos aos principais estudos que lhes foram consagrados, a exemplo daqueles propostos por autores como Fredreric Ewen, Walter Benjamin, Frederic Jameson e, no Brasil, Gerd Bornheim e Fernando Peixoto. Acrescentam-se a esta primeira frente teórica trabalhos sobre teoria do cinema e obras de análise fílmica, a exemplo daqueles propostos por Eisenstein, Robert Stam, Jacques Aumont, Laurente Jullier, Michel Marie, Michèle Lagny e, no Brasil, Ismail Xavier. Serão analisados elementos cênicos que compõem a filmografia pesquisada, a saber: texto, música, atuação dos atores, cenário, indumentária, ângulo de câmera e montagem, que tentem evidenciar a existência do método brechtiano nessas produções cinematográficas
Acesso eletrônicoONLINE - https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20222




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)