logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20180226052509
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorGARCIA, Orlando
TítuloA imagem do índio na câmara do vídeo: o efêmero e o mosaico no cruzamento do índio com o não índio, durante a produção documentária "Xingu" em 1984 e 2006, no Parque Nacional do Xingu
OrientadorJosé Amálio de Branco Pinheiro
UniversidadePontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, São Paulo
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Abragência do estudo1984-2006
GrauDoutorado
Data de entrega2017
Data de defesa04.12.2017
Descrição físicav.1; 124 f.; Ilustrado com imagens dos filmes.
DisponibilidadeBiblioteca Central PUCSP
Fontepucsp.br
ResumoDesenvolvemos aqui uma análise das relações entre alguns grupos de índios do Xingu e a produção de uma série documentária realizada sobre esses mesmos índios pelo jornalista Washington Novaes, em 1984 e em 2006, com os títulos: Xingu – A Terra Mágica e Xingu – A Terra Ameaçada, cujos filmes temos como objeto de estudo. Nosso intuito é apontar a maneira possível de se romper com a construção de ideias preconcebidas em torno de um suposto “purismo identitário” na vida do índio, que se desenvolveu de duas maneiras: pela imagem construída historicamente sobre ele, objetivando a manutenção de uma pretensa identidade índia por intermédio da “preservação de uma cultura primitiva”, que certamente não existe mais (como teria existido no século XVI), e por meio de um discurso que o coloca na condição de aculturado e em desaparecimento, a partir da absorção de elementos da cultura não índia. Não concordando com nenhuma das duas posições, apresentamos uma terceira, a que o coloca como quem vem desenvolvendo-se histórica e socialmente, mesclando-se com a cultura não índia por meio de encontros pacíficos e violentos, mas sem prejuízo de sua degradação ou de seu desaparecimento enquanto cultura ou povo.[...]
Acesso eletrônicoONLINE - https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20685




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)