Autor | GARCIA, Orlando |
Título | A imagem do índio na câmara do vídeo: o efêmero e o mosaico no cruzamento do índio com o não índio, durante a produção documentária "Xingu" em 1984 e 2006, no Parque Nacional do Xingu |
Orientador | José Amálio de Branco Pinheiro |
Universidade | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, São Paulo
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Instituição/Programa | Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica |
Abragência do estudo | 1984-2006 |
Grau | Doutorado |
Data de entrega | 2017 |
Data de defesa | 04.12.2017 |
Descrição física | v.1; 124 f.; Ilustrado com imagens dos filmes. |
Disponibilidade | Biblioteca Central PUCSP |
Fonte | pucsp.br |
Resumo | Desenvolvemos aqui uma análise das relações entre alguns grupos de índios do Xingu e a produção de uma série documentária realizada sobre esses mesmos índios pelo jornalista Washington Novaes, em 1984 e em 2006, com os títulos: Xingu – A Terra Mágica e Xingu – A Terra Ameaçada, cujos filmes temos como objeto de estudo. Nosso intuito é apontar a maneira possível de se romper com a construção de ideias preconcebidas em torno de um suposto “purismo identitário” na vida do índio, que se desenvolveu de duas maneiras: pela imagem construída historicamente sobre ele, objetivando a manutenção de uma pretensa identidade índia por intermédio da “preservação de uma cultura primitiva”, que certamente não existe mais (como teria existido no século XVI), e por meio de um discurso que o coloca na condição de aculturado e em desaparecimento, a partir da absorção de elementos da cultura não índia. Não concordando com nenhuma das duas posições, apresentamos uma terceira, a que o coloca como quem vem desenvolvendo-se histórica e socialmente, mesclando-se com a cultura não índia por meio de encontros pacíficos e violentos, mas sem prejuízo de sua degradação ou de seu desaparecimento enquanto cultura ou povo.[...] |
Acesso eletrônico | ONLINE - https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20685
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