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AutorSANTOS, Ana Cecília dos
TítuloCartografia musical no cinema: um estudo sobre a crítica cultural dos processos criativos em sociedades mestiças
OrientadorJosé Amálio de Branco Pinheiro
UniversidadePontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, São Paulo
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
GrauDoutorado
Data de entrega2017
Data de defesa28.06.2017
Descrição físicav.1; 180 f.; Anexo com a cartografia musical dos filmes (p.114-180).
DisponibilidadeBiblioteca Central PUCSP
Fontepucsp.br
ResumoAs leis governamentais de fomento à cultura auxiliaram o crescimento da produção audiovisual em todo o País. Mas, fora do eixo Rio-São Paulo, a exemplo do Estado de Mato Grosso, sabe-se pouco sobre sua produção, mesmo que haja uma preocupação com a cultura local frente ao cenário cinematográfico. Partimos de apontamentos feitos pela crítica jornalística sobre um contexto determinado, o qual, subjugado, possivelmente, por moldes à priori, é compreendido de forma marginalizada frente à produção nacional; e incluímos, ainda, a música deste ambiente, a qual, mesmo como parte do contexto audiovisual, nem sempre é considerada pela crítica. Assim, nosso objeto de estudo é a relação sonoro-musical na composição cinematográfica. Temos
como corpus as sonoridades empregadas no cinema de ficção fora do eixo Rio-São Paulo, presentes no catálogo de filmes nacionais da ANCINE (2006), no qual estão presentes as obras mato-grossensses, únicas amparadas até o presente momento pela lei Rouanet, de abrangência nacional. Questionamo-nos, dessa forma, se uma cartografia dos contextos sonoro-musicais para esse ambiente proporcionaria uma análise crítica, caminhando além dos “imprintings culturais” (MORIN, 1992), e, hipoteticamente, tornando as linguagens presentes no cinema elementos críticos. Nosso objetivo é localizar indicadores, entre os elementos sonoros articulados às linguagens audiovisuais, capazes de demarcar o estudo sobre as relações entre objeto sonoro, crítica cultural e sociedades mestiças. Justificamos este estudo pelo ineditismo do corpus e abordagem, frente à fragmentação dos estudos científicos, em escassez teórica com recorte cognitivista sobre o contexto referido. [...]
Acesso eletrônicoONLINE - https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/20200




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