logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20180108075007
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorSOUSA, Eduardo Paschoal de
TítuloA construção de um entremeio narrativo e a leitura hibridizante em Viajo por que preciso, volto porque te amo e Sertão de acrílico azul piscina
UniversidadeUniversidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes, São Paulo
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais
GrauMestrado
Data de entrega2017
Data de defesa25.08.2017
Descrição físicav.1; 166 f.; Ilustrado com 35 imagens dos filmes analisados. Quatro anexos numerados em romano com cenas analisadas de cada filme e esquema de Roger Odin (p.162-6).
DisponibilidadeBiblioteca ECA
Fontesibiusp
ResumoMuito além da delimitação de bordas para a ficção, o documentário, o filme-ensaio, o experimental e outros tantos, percebemos que há um amálgama entre esses territórios na linguagem audiovisual contemporânea. Esta pesquisa busca investigar espaços de hibridação, compreender suas aproximações e distanciamentos. Para isso, selecionamos como objetos de estudo dois filmes brasileiros, ambos dos diretores Karim Aïnouz e Marcelo Gomes: o curta documental Sertão de acrílico azul piscina (2004) e o longa ficcional Viajo porque preciso, volto porque te amo (2009). Na análise da tessitura narrativa das obras, pretendemos elaborar um espaço de intersecção, um entremeio narrativo a partir de suas camadas indexadoras, considerando a emissão e a produção das obras. Da mesma forma, na esfera da recepção discursiva, abordamos a necessidade da construção de um modo de leitura hibridizante, que dê conta das impressões e sensações percebidas pelo espectador em seu contato com esses filmes, compostos a partir de um entremeio, cujas fronteiras não podem ser delimitadas senão por um vasto espaço de intersecção.
Acesso eletrônicoONLINE - http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-01112017-102659/pt-br.php




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)